Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

Fernando Reges "POLVO" (F.C.Porto)


O primeiro jogador que decidi publicar a sua avaliação foi o Fernando Reges, conhecido como o “POLVO”, apelido que espelha a forma como este Brasileiro preenche e “agarra” o meio campo. Para quem não o conhece, é um verdadeiro nº6, um trinco fantástico que controla de forma muito inteligente o meio campo do F.C.Porto, conseguindo recuperar imensas bolas ao adversário. É um jogador que sabe posicionar-se muito bem, jogando portanto de forma inteligente sem bola, fazendo compensações quando os laterais atacam e ainda auxilia os centrais nos momentos defensivos.
Em relação ao jogo da Super Taça Portuguesa, 1º jogo oficial do F.C.Porto e contra a Académica, Fernando apareceu tal como habituou os adeptos do seu clube, tendo recuperado imensas bolas, 20, tendo sido ultrapassado pelos adversários por apenas 4 vezes. Correu imenso, na maior parte das vezes sem bola, compensado desequilíbrios, pressionando o adversário, criando linhas de passe e antecipando-se muitas vezes ao adversário devido à sua cultura táctica que permite um correcto posicionamento em campo. De salientar que apesar das inúmeras recuperações, Fernando apenas teve de recorrer à falta por apenas duas vezes.
Para se ter uma ideia ainda mais concreta do valor e da influência do trinco do F.C. Porto, este efectuou correctamente 54 passes curtos e apenas errou 6 (sem comprometer a defesa)! Em relação aos passes longos, foram 8, sendo que somente metade destes tiveram sucesso.
Fernando conseguiu ainda ter momentos de muita classe, com bonitos dribles (2), passando a bola por entre as pernas dos adversários.
Talvez por se tratar do primeiro jogo, os índices físicos do atleta não estiveram a 100%, quebrando a intensidade a partir do minuto 75.
Acredito que seja um jogador com capacidades de jogar na maior parte dos grandes clubes europeus, assim como na Selecção do seu país (Brasil), após ter passado pelas camadas jovens desta.
A avaliação Porto vs Académica (11-08-2012):

Nota global: 8

3 comentários:

  1. É mesmo um jogador que enche o campo e sabe cortar e distribuir jogo!

    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. bom post, com uma análise cuidada.

    continuação de um bom trabalho :)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise aqui feita, é daqueles jogadores que não se dá muito no campo até a altura em que não joga, pode parecer um paradoxo, por trata-se de um jogador com uma disciplina tática acima da média e não ser um jogador de muitos golos mas é um Grande Jogador.
    E parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar